segunda-feira, 14 de julho de 2014

By the book - sew - Vintage style for kids

sew Full circle dress
Devo confessar que este vestido teve tantas aldrabices alterações em relação ao molde/explicação do livro, que quase parece mal dizer que é by the book!

Mas cá vai...

O Livro - Vintage Style for Kids
Este livro foi-me oferecido por uma amiga. Uma amiga que não costura e que se deu ao trabalho de procurar num blog que eu leio uma dica para um livro que eu gostasse. E eu adorei :)

Os moldes neste livro vêm de uma forma a que eu não estava habituada. Em CD. É preciso imprimir, colar as folhas e depois recortar os moldes. Esta parte não adorei, devo dizer! Talvez por estar mais habituada aos moldes que se copiam, não achei fácil esta nova forma. Até porque eu gosto de ver os moldes antes de decidir se vou fazer alguma alteração, ou se tenho tecido suficiente. É certo que o livro diz a quantidade recomendada de tecido, mas para fazer este vestido, diz que são precisos 4,25mts de tecido, quer se faça para 18 meses quer para 8 anos! Não me pareceu muito coerente.

sew Full circle dress

O vestido - Full circle dress.
Tal como o nome indica a saia do vestido tem uma roda (quase) completa. Para fazer a roda, o vestido é feito em tiras de tecido que se vão cosendo umas às outras. Como eu não tinha tecido suficiente para o comprimento das tiras, reduzi um bocadinho (primeira alteração). E inicialmente fiz o vestido só com três barras.
sew Full circle dress

A outra alteração surgiu por necessidade. Quando experimentei o vestido na Rita, achei que estava demasiado apertado no peito e muito curto. Tinha duas hipóteses: acrescentar ou deixar o vestido para a Vera. Esta última hipótese acontece muito, tenho a sorte de ter três filhas em idades próximas e quando me engano no tamanho de uma peça, normalmente há outra filha a quem serve na perfeição :)
No entanto, a Rita, como filha mais velha não herda roupa. Além disso a Vera e a Sara fazem anos mesmo antes do verão, por isso recebem sempre mais roupa... Assim, quem precisava mesmo de novos vestidos era a Rita.

Eu detesto desmanchar costuras! Não devo ser a única, é um trabalho chato, que leva imenso tempo... mas despistada como sou, acontece-me bastante!

sew Full circle dress

Acrescentei, então, mais uma barra ao vestido, em cima, entre o peitilho e a saia (vá la que ainda não tinha cosido a fita). E atrás, juntei um pequeno quadrado de tecido onde fiz as casas dos botões, para dar uma folga, uma carcela que não estava prevista mas que resultou bem.

sew Full circle dress

Gosto do resultado final, e melhor ainda, a Rita gosta imenso deste vestido. Não ficou perfeito, mas o importante é que ela gostou.

Bjs

2 comentários:

  1. E que giro que ficou!! Acho tão engraçado por aí terem todos nomes de quatro letras, é que por aqui - nesta família de 5 - também temos todos nomes de quatro letras. E existe uma Sara (eu), uma Inês e uma Rita também. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os nomes de quatro letras não foi ao acaso. Depois do Hugo e da Rita achamos que ficava bem se os outros nomes fossem de 4 letras também. Não sei se será fácil de manter se formos ao 5º, mas para já deu! Nós gostamos de nomes pequenos e vocês têm um excelente bom gosto, na escolha dos nomes! lol Só te falta uma Vera :p

      Bjs

      Eliminar