terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Menu da Semana 6/2011 e Sopa de Nabo

Deram-me um molho de nabos:
- Tome lá vizinha, é para o seu almoço.
(mas eu não gosto de nabos) - Obrigada.

Em tempo de crise (e sem crise também) não se recusa alimentos. A minha primeira ideia for cortá-los e ir pondo na sopa, como fiz aos anteriores. Mas, ao contrário do nabos comprados no supermercado, estes trazem as folhas e eu tinha visto num site qualquer uma sopa que levava a rama... Ora fui ao google: "sopa nabo": lá achei umas receitas interessantes, só então me lembrei que não tinha batata... já estava decidida a ir comprar as batatas quando achei esta Sopa de Nabo com Feijão, que não leva batata.
Fiz-lhe algumas alterações, a receita acabou por ser mais uma inspiração :p

Sopa de Nabos com feijão encarnado
Ingredientes:
1 cebola
2 dentes alho
azeite qb
toucinho (utilizei 1/3 de uma embalagem que já tinha aberto)
1 cenoura grande
abóbora (têm-nos oferecido muitas abóboras, por isso qualquer sopa leva)
1 nabo grande com rama (os "meus" eram pequenos, usei 2)
1 chouriço
4 mãos de arroz
1 lata feijão encarnado
1 caldo de frango
sal

Fiz um refogado com a cebola, o alho, o azeite e o toucinho sem ser cortado.
Mandei lá para dentro a cenoura, os nabos, a abóbora, o chouriço e metade da lata de feijão, e deixei cozinhar um pouco.
Acrescentei água a ferver e o caldo, deixei cozer.
Tirei o chouriço e o toucinho, daí ser melhor não cortar logo e passei com a varinha e acrescentei o resto do feijão, o arroz, as folhas do nabo cortadas e voltei a por o chouriço e o toucinho cortados aos bocadinhos.
Após estar cozinhado, verifiquei o sal.

Fica uma sopa "de espetar a colher". Espessa. Boa para substituir uma refeição.


Agora, para esta semana:
2.ª -Costeletas com esparguete
3.ª -Costeletas de cebolada, com arroz de ervilhas (a embalagem das costeletas que estava congelada era grande e teve que dar para 2 dias)
4.ª -Lasanha de atum
5.ª -Bacalhau à Brás
6.ª -Frango no forno

Sopa: Creme de Abóbora

Sem comentários:

Enviar um comentário